UOL

São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Se já não bastasse o corte
Palocci Filho disse a Lula estar preocupado com a baixa execução orçamentária de alguns ministérios. Reclamou de que há pastas com verbas liberadas, mas que simplesmente não conseguem gastá-las. E que a Fazenda acaba levando toda a culpa.

Guiness Book
O ministro da Fazenda considera necessário ter folga para cumprir a meta de superávit primário de 4,25%. Mas avalia que, em algumas áreas, o aperto não precisaria ser tão grande. A economia -para pagamento de juros da dívida pública- já beira os 8%, na média do ano.

Mãos à obra
Ministérios que Palocci gostaria de ver gastando mais do que têm feito até agora: Combate à Fome e Transportes.

Subtração governista
O "grupo dos 30" do PT deverá se reunir hoje para definir como será sua participação no ato de servidores contra a reforma, amanhã. Resta saber quantos deputados participarão, agora que o Planalto ameaçou retaliar.

De fora
Fernandistas de carteirinha ficaram revoltados com a divulgação da lista de 24 políticos para os quais FHC ajudou a angariar fundos de campanha. A pergunta que se ouvia ontem no DF era: "Por que fiquei de fora?".

A conferir
A bancada do PSB no Senado ameaça abandonar o bloco governista. Incomodada com o assédio petista a prefeitos do partido, discute hoje a possibilidade de se declarar independente.

Sangue latino
Ex-embaixador argentino no Brasil, Juan de La Sota foi reeleito ontem governador de Córdoba com o apoio do marqueteiro brasileiro João Santana.

Pires na mão
O governador Eduardo Braga (AM) e Átila Lins, presidente da Comissão da Amazônia, serão recebidos hoje por 19 embaixadores da Comunidade Européia. Farão uma exposição sobre as potencialidades do Estado.

Vai faltar sala
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo criou uma escola para ensinar funcionários da prefeitura a evitar erros em editais e contratos.

Marketing é tudo
Geraldo Alckmin (PSDB-SP) marcou uma reunião do seu secretariado para o dia 20, durante o feriado prolongado. A data foi escolhida a dedo pelo tucano paulista. Com Brasília provavelmente às moscas, nada como aparecer na mídia trabalhando.

Nó apertado
Na reunião com seu secretariado, Alckmin fará um balanço dos primeiros seis meses do governo e apresentará dados sobre a queda da arrecadação em SP.

Quadro clonado
O artista plástico goiano Siron Franco, que já retratou FHC, denunciou à polícia a falsificação de três de suas peças, no final de 2002. Detalhe: o acusado é seu irmão, que teria vendido as obras falsas por R$ 10 mil à ex-procuradora Nilma do Carmo. As investigações continuam.

Arte autenticada
Iris de Araujo (PMDB-GO) vai propor hoje à Comissão de Educação do Senado a realização de uma audiência pública para discutir a falsificação de obras de arte no Brasil. Siron Franco seria um dos convidados.

Amigos gringos
Em contraponto a documento divulgado pela Fiesp, a Câmara Americana de Comércio de São Paulo apresentará amanhã um estudo em que apóia a proposta de reforma tributária de Lula.

Segurança pública
Quatro advogados paulistas do "movimento antiterror" vão propor hoje ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh, o adiamento da votação dos projetos de endurecimento da legislação penal.

TIROTEIO

Do ex-governador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que já ocupou o cargo de vice, sobre José Alencar (PL):
- Vice é igual alça de xícara: chega perto da boca, mas tem que ficar de fora.

CONTRAPONTO

Saia justíssima

Dias atrás, o ministro Jaques Wagner (Trabalho) foi à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado expor os projetos de sua pasta aos parlamentares.
No meio da discussão, a senadora Lúcia Vânia (PT), que preside a comissão, provocou um momento de constrangimento ao chamar, por engano, a colega Patrícia Gomes (PPS-CE) de Patrícia Pillar.
A primeira é ex-mulher do ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), que hoje namora a atriz Patrícia Pillar.
Após a gafe, fez-se um longo silêncio na sala.
O constrangimento só foi rompido quando o senador Mão Santa (PMDB), que, por diversas vezes, já elogiou publicamente a beleza de Patrícia Gomes, disparou:
- Senadora Lúcia, não fique preocupada. As duas são realmente muito belas, mas eu prefiro a nossa Patrícia.


Próximo Texto: Previdência: Governo estuda concessão para ajudar petistas "leais"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.