UOL

São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aleijadinho volta ao Alvorada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Obras do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738?-1814), foram encontradas no depósito da Presidência da República e levadas de volta ao Palácio da Alvorada. Elas integravam a decoração original do palácio, que agora a primeira-dama Marisa Letícia quer restaurar.
Uma das dificuldades desse projeto é que muitas peças se perderam, segundo o diretor de Documentação Histórica da Presidência, Cláudio Soares Rocha. Segundo Rocha, a impossibilidade de recuperar a decoração original do palácio se deve também ao fato de que nem tudo estava catalogado. Os objetos começaram a ser catalogados e numerados somente depois de 1967, com a entrada em vigor do decreto-lei 200, que rege o funcionamento da administração pública federal.
Parte da decoração do palácio também pertence ao próprio presidente, que pode levá-la quando deixar o cargo. É o caso dos presentes que recebe de autoridades ou artistas. Segundo o Planalto, apenas são considerados patrimônio público os presentes recebidos durante as chamadas "visitas de Estado", que são minoria.
(WILSON SILVEIRA)


Texto Anterior: Caixa postal: Presidente recebeu 60 mil mensagens
Próximo Texto: Contas CC-5: Planalto deve controlar CPI do Banestado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.