São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal contratou filha de Jefferson durante era FHC

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), tem influência política na Eletronuclear desde a gestão Fernando Henrique Cardoso. Em julho de 2001, a estatal empregou uma das filhas do deputado, Cristiane Brasil Francisco, a pedido do PTB. Ela ficou no cargo até julho de 2003, já na gestão Lula.
Além da filha, a estatal empregou pelo menos mais duas pessoas ligadas a Jefferson: o genro Marcus Vinicius Vasconcelos Ferreira e a irmã dele, Marcia Regina Vasconcelos Ferreira. Ele pediu demissão do cargo na terça-feira à noite. Ela continua na empresa.
O ex-presidente da Eletronuclear, Flávio Decat de Moura, procurado pela Folha, confirmou ter autorizado a contratação de Cristiane Brasil, em julho de 2001. Ele disse que atendeu a um pedido do então diretor administrativo da Eletrobrás, Roberto Salmeron.
Amigo de Jefferson, Salmeron demitiu-se recentemente da Eletronorte. Ele foi citado na fita gravada nos Correios como um dos representantes de Jefferson nas estatais.
A contratação de Cristiane se deu por intermédio de uma empresa prestadora de serviços à Eletronuclear, a Marte Engenharia, com sede no Rio. A mesma empresa contratou Márcia, a irmã do genro de Jefferson, a pedido da estatal. Ela foi admitida em fevereiro de 2004 e está lotada na diretoria de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da empresa, cujo diretor, Luiz Rondon Teixeira Magalhães Filho, foi nomeado por indicação de José Carlos Martinez, presidente do PTB morto em 2003.
A vereadora Cristiane Brasil (PTB-RJ) não quis comentar sua passagem pela Eletronuclear. O genro de Roberto Jefferson, Marcus Vinicius Vasconcelos, não foi localizado.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão": PTB remaneja aliado demitido de ministério
Próximo Texto: Estado em crise: Em Rondônia, PF apreende fitas na casa de Ivo Cassol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.