São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lembo diz que Lula não libera recursos para SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da arrecadação menor que a prevista no Orçamento, o governador Cláudio Lembo culpou o governo federal pela situação econômica do Estado. Disse que houve bloqueio de repasses pelo governo Lula e falta de apoio a São Paulo.
"Até agora não recebemos nenhuma verba do governo federal -de presídios, de educação, nada do governo federal. O governo federal se fechou para São Paulo", disse Lembo.
O ataque ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu durante defesa do ex-governador Geraldo Alckmin, que, segundo Lembo, deixou o "Estado em ordem".
"Acho que isso não é bom para ninguém, para eles também não é bom, para a imagem do governo federal. Eles têm cortado tudo que é possível para São Paulo. Por isso que nós estamos nesta situação. Mas não é culpa do Geraldo. O Geraldo deixou o Estado em ordem."
Segundo o governo do Estado, as transferências federais ficaram R$ 77 milhões abaixo do valor repassado no mesmo período do ano passado. Além disso, o governador reclama da falta de apoio para as obras do Metrô e pede aumento do prazo de concessão da Cesp (Companhia Energética de São Paulo). "Não repassou um vintém para São Paulo. Mais que fechar a torneira totalmente, não permitiu certas operações. Por exemplo, a venda da companhia de transmissão de energia, ele podia ter dado uma prorrogação do prazo de concessão e não deu", afirmou Lembo.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que não há nenhum tipo de boicote a São Paulo e que a determinação do governo Lula é auxiliar Lembo em tudo que for possível. "Vou até ligar para Lembo no começo da semana", disse.
Bernardo disse ainda que houve atraso no repasse ao Estado de algumas verbas, com da Lei Kandir, em razão do atraso na aprovação do Orçamento. "Eu não sabia que São Paulo estava enfrentando tanta dificuldade financeira. Eu tenho ouvido declarações do candidato do PSDB que entregou o Estado em perfeitas condições."


Texto Anterior: Eleições 2006/Máquina pública: Sem dinheiro, Lembo segura gastos em SP
Próximo Texto: Eleições 2006/São Paulo: Mercadante escolhe sua equipe de publicidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.