São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador do Banpará vai para STM

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O procurador-geral do Banco Central, José Coelho Ferreira, 51, foi indicado na semana passada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ministro do STM (Superior Tribunal Militar), de onde só terá que se aposentar quando fizer 70 anos.
Em 1992, Coelho assinou parecer isentando o presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), de qualquer responsabilidade sobre o desvio de US$ 10 milhões do Banpará na época em que Jader governava o Estado.
O parecer do procurador foi referendado pelo então presidente do BC, Francisco Gros. Até aqui, esse documento tem constituído a principal peça de defesa de Jader sobre o caso Banpará.
Também com base nesse parecer, o promotor Vicente Miranda Filho, de Belém, arquivou em abril deste ano o processo sobre o desvio. A decisão foi revista pelo Conselho Superior do Ministério Público do Pará, que destacou três outros promotores para investigar o desfalque.
Procurado ontem pela Folha, o procurador-geral do BC não foi localizado. A assessoria de imprensa do BC informou que Coelho está aguardando a sabatina no Senado para se desligar da instituição e assumir a vaga no STM.
Na corte, Coelho terá a companhia de dez militares da ativa, dois auditores de carreira da Justiça Militar e outros dois advogados "de notório saber jurídico e conduta ilibada". O STM, criado em 1808, é o mais antigo tribunal superior do país. Julga crimes cometidos por militares nos quartéis.



Texto Anterior: Rombo amazônico: Jader depõe hoje na PF sobre venda de TDAs
Próximo Texto: Juíza pede cópia do relatório sobre o Banpará

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.