São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juíza pede cópia do relatório sobre o Banpará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A juíza-substituta da 14ª Vara de Fazenda da Justiça do Pará, Rosileide Cunha, oficializa às 11h de hoje o requerimento de cópia de relatório da fiscalização do Banco Central, documento que apontaria o desvio de R$ 10 milhões do Banpará, que teria como beneficiário o presidente do Senado, Jader Barbalho, e seus parentes.
Conforme antecipou a Folha, a juíza havia decidido pela requisição do documento em 25 de junho. Mas o requerimento endereçado ao próprio BC ou ao Ministério Público do Pará só sairá do Fórum de Belém hoje.
O atraso decorre da necessidade legal de se respeitar o prazo de 10 dias para que o cartório procurasse com maior esmero a ação popular ajuizada em 1985 e que sumiu. No mesmo despacho a juíza também reconstituirá a ação que cobra o ressarcimento dos desvios.
O relatório, concluído em 1990, chegará pela primeira vez à Justiça. A juíza se reuniu ontem com os promotores João Gualberto e Hamilton Salame, que analisam a possibilidade de entrar com ação para que Jader e outros beneficiários do suposto desvio devolvam o dinheiro aos cofres públicos.
Após a reunião, a juíza disse que seria mais prático requisitar o documento aos procuradores. "O Ministério Público fica do outro lado da rua. É mais prático, mas só amanhã vocês saberão minha decisão final."



Texto Anterior: Procurador do Banpará vai para STM
Próximo Texto: RANKING DA ONU
O Brasil melhorou?

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.