São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope confirma o crescimento de Ciro

RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL

Na esteira dos resultados de Datafolha e Vox Populi, o Ibope confirmou o crescimento de Ciro Gomes (PPS), que subiu de 11% para 18% na mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente.
O salto deixou Ciro em situação de empate técnico com José Serra (PSDB) e, assim como no levantamento do Vox, numericamente à frente do tucano, que oscilou de 19% para 17%. À frente de ambos está Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que caiu de 38% para 34%. Também Anthony Garotinho (PSB) experimentou oscilação negativa, de 13% para 12%. A margem de erro é de 2,2 pontos.
Márcia Cavallari, diretora do Ibope Opinião, avalia que a ascensão de Ciro será testada nas próximas pesquisas. "Por ora", diz, "ele repetiu o movimento que adversários haviam registrado depois de semelhante exposição na TV."
Na simulação de segundo turno, Ciro ficou tecnicamente empatado com Lula (41% contra 43% do petista). Serra havia conseguido o mesmo em março.
A pesquisa foi encomendada pela agência de publicidade Casa de Criação. Cavallari afirma não ter notícia de que haveria financiador por trás da agência -circulou a informação de que seria empresa de navegação do mesmo grupo proprietário de um banco.
Há dias, o Ibope se viu no centro de polêmica quando um cliente, a corretora Ágora, decidiu ocultar os resultados de levantamento registrado no TSE. Segundo a diretora, agora os contratantes que manifestarem intenção de divulgar pesquisas terão de se comprometer por escrito a fazê-lo.


Texto Anterior: Pillar vira a "estrela ausente" em Uberaba
Próximo Texto: Revolução de 32: SP celebra 70 anos de 9 de Julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.