São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Louvor não é unânime

da Sucursal do Rio

Mesmo "santificado" pela opinião pública, Herbert de Souza não chegou a ser unanimidade nos meios políticos tradicionais.
Com sua atuação em movimentos apartidários e frentes envolvendo empresários e sindicatos na defesa de causas amplas, Betinho às vezes irritou lideranças à esquerda e à direita, que, embora com cuidado, o atacaram.
Em pelo menos uma ocasião -e involuntariamente-, o sociólogo conseguiu sofrer, ao mesmo tempo, a contestação de personalidades politicamente díspares, como o governador Marcello Alencar, o então prefeito Cesar Maia e a então presidente da seção fluminense da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Iná Meireles.
Foi em novembro de 1995, quando Betinho, ao lado de outras personalidades da cidade, lançou o Reage Rio, um movimento de protesto contra a violência urbana.
Irritado com eventuais desgastes junto ao eleitorado que a campanha pudesse lhe causar, Alencar chegou a criticar a "falta de objetivos" do movimento.
O secretário da Segurança Pública, Nilton Cerqueira, considerado de direita, e o chefe da Polícia Civil, delegado Hélio Luz, identificado com o PT, também criticaram.
Mais de dois anos depois, o ex-prefeito Cesar Maia corrige: não atacou exatamente Betinho, mas o Viva Rio, organização que liderava o Reage Rio e que, segundo ele, fora "criada pelos meios de comunicação". "Minha crítica foi à maneira como se tentou convocar o movimento, que não teria desdobramentos", diz Maia.
A ex-presidente da CUT-RJ também ressalta: a crítica da entidade, que se recusou a ir à passeata Reage Rio, em 29 de novembro de 1995, não foi dirigida a Betinho ou a qualquer outra pessoa, mas à política implementada.
Outro ponto da atuação de Betinho criticado pela CUT é a Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida, de que a própria CUT chegou a fazer parte.
"Era um movimento que podia ir às causas da miséria, mas depois virou campanha assistencialista."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.