São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro ignora orientação de PPS e PTB para moderar ataques a FHC

PATRICIA ZORZAN
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Ao se referir ao presidente Fernando Henrique Cardoso como um "fracassado", o pré-candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, contrariou a vontade de seu partido e do PTB, que anteontem defenderam a necessidade de moderar seu discurso de campanha.
Reunidos em Brasília para discutir a crise na aliança após a queda de Ciro nas pesquisas, membros do PTB e PPS definiram sua candidatura como de "descontentes", de "oposição não-petista" e de "esquerda de vanguarda" para explicar a necessidade de pôr fim ao radicalismo de seu discurso. Ontem, por exemplo, Ciro disse que FHC será lembrado como "o homem que quebrou o Brasil".
Anteontem, nos três encontros que Ciro teve em Brasília com parlamentares das duas legendas, ele ouviu críticas aos seus ataques a FHC, como o que fez comparando um jantar do presidente com empresários às reuniões da Oban (grupo paramilitar surgido no regime militar). A Folha apurou que Ciro disse ter conversado com pelo menos cinco dos dez empresários que se reuniram com FHC para explicar que não pretendia compará-los à Oban.
"Ele tem de moderar o discurso, parar de bater no Fernando Henrique Cardoso. Parece o Lula sem barba. Quem vai votar no Ciro não é de oposição, é um descontente", disse o líder do PTB na Câmara, Roberto Jefferson. "Nossa candidatura é de centro-esquerda, centro e centro-direita. O Ciro não vai substituir o Lula."
A avaliação é que ele deve se diferenciar do PT, criticando o governo de modo "consistente" e não de forma "ácida". Isso quer dizer que Ciro pode apoiar o acordo do Brasil com o FMI, só relembrando que ele é resultado de uma política econômica equivocada.


Colaborou a Agência Folha, em Porto Alegre


Texto Anterior: Mineiro sonda PDT de Brizola
Próximo Texto: Presidente da CNI rechaça Malan-2002
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.