UOL

São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOGATINA

Duplas usam "baralho dos traidores" no Congresso

Servidores jogam truco com "cartas marcadas"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"O truco é nosso troco." Esse foi o mote de um protesto diferente organizado pela Central dos Servidores Públicos em frente do Congresso: 12 duplas participaram ontem do "1º Torneio Pinóchio" de truco, em que disputaram o "Prêmio Capitu". Os jogadores usaram o "baralho dos traidores", que mostra fotos de políticos que apoiaram a reforma da Previdência.
"O truco é um jogo bem popular e uma forma descontraída de protestar contra essa reforma", afirmou Reinaldo Puggi, servidor da Receita Federal.
As cartas são inspiradas na estratégia norte-americana de reproduzir fotos de líderes inimigos em um baralho, na recente invasão ao Iraque. A única carta repetida na versão sindical é a do deputado Professor Luizinho (PT-SP), que aparece em todas as quatro damas do baralho.
"Acabou acontecendo uma coincidência aí, porque a dama no truco não vale nada", afirmou Ezequiel Nascimento, presidente do Sindilegis (servidores do Legislativo).
O nome do torneio é uma referência ao que os congressistas diziam durante a campanha eleitoral do ano passado, quando defendiam o serviço público. O "Prêmio Capitu" representa a traição de que os servidores acusam os políticos.
A dupla vencedora, os irmãos Hélio e Luis Alves Bernardes, de Goiânia, levou um pacote de viagem a Porto Seguro (BA).


Texto Anterior: Aécio teme que Minas perca R$ 200 mi ao ano
Próximo Texto: Elio Gaspari: Lembra-se da privataria? A conta está no BNDES
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.