São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RADIOGRAFIA DA CÂMARA

MST eleva bancada de 11 para 16 deputados

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A bancada ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na Câmara dos Deputados saltou dos atuais 11 integrantes para 16 que tomam posse em janeiro. O aumento é visto pelos integrantes do movimento como a possibilidade de trabalhar de forma mais institucional.
Dos principais candidatos apoiados pelo MST, só o deputado federal Padre Roque (PT-PR) não foi eleito -ele era candidato ao governo no Paraná. A lista com o mapa do MST na Câmara deverá ser divulgada hoje, mas os números não devem mudar.
"Esta bancada é muito boa para o movimento e para a política agrária como um todo. Temos assim a oportunidade de participar mais da vida institucional. Nós estamos nos institucionalizando mais", disse o deputado federal Adão Pretto (PT-RS), um dos parlamentares reeleitos. "Com a experiência parlamentar que estamos pegando e com o aumento da nossa bancada, conseguiremos atingir novas conquistas."
Dos 16 deputados da "bancada agrária", 15 são petistas e um é do PC do B. A bancada é integrada pelos seguintes nomes: Nilson Mourão (PT-AL), Adão Pretto (PT-RS), Maninha (PT-DF), Iriny Lopes (PT-ES), Babá (PT-PA), Luiz Alberto (PT-BA), João Grandão (PT-MS), Fernando Ferro (PT-PE), Dr. Rosinha (PT-PR), Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), Ivan Valente (PT-SP), Luci Choinacki (PT-SC), Luciano Zica (PT-SP), Wasny (PT-DF), Paulo Ruben Santiago (PT-PE) e Jamil Murad (PC do B-SP).
Não há ainda um levantamento fechado quanto às Assembléias Legislativas. No Rio Grande do Sul, a bancada cresceu. O deputado estadual Dionilso Marcon (PT) agora terá a companhia do Frei Sérgio Görgen (PT). Os dois são líderes do MST. Além deles, com atuação forte em relação aos pequenos agricultores, foi reeleito o deputado Ivar Pavan (PT).


Texto Anterior: Região amazônica elege quatro mulheres petistas para o Senado
Próximo Texto: Ala evangélica chega a 60 parlamentares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.