São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ala evangélica chega a 60 parlamentares

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Levantamento preliminar feito pela Folha a partir de informações de lideranças religiosas indica que a bancada evangélica de deputados federais eleitos tem pelo menos 60 parlamentares -donos de 5,1 milhões de votos.
É um crescimento de aproximadamente 25% em relação à bancada anterior, que, segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), era de 48 parlamentares.
Com 60 votos, a bancada evangélica só perde em tamanho para a paulista, com 70 nomes. A coloração partidária da bancada vai do PT ao PPB, passando por PL, PFL, PTB, PSDB, PSB e PDT.
A Assembléia de Deus contabiliza até agora 23 deputados que são membros da igreja ou apoiados por ela, informaram as coordenações políticas da Conamad (Convenção Nacional das Assembléias de Deus de Madureira) e da Cgadb (Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil).
O coordenador político da Igreja Universal do Reino de Deus e da bancada evangélica, deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), informou que o grupo elegeu pelo menos 22 parlamentares, sendo 18 membros diretos da igreja e quatro apoiados por ela nos Estados.
Há pelo menos oito parlamentares batistas. Os demais parlamentares evangélicos pertencem a denominações como Metodista, Quadrangular, Presbiteriana, Mórmon e Sara Nossa Terra.
A diferença que marcou a eleição desse ano foi a posição da Assembléia de Deus, que resolveu, como só a Universal fazia antes, indicar abertamente seus candidatos aos fiéis.
Para a socióloga Regina Novaes, pesquisadora do Iser (Instituto de Estudos da Religião), o evangélico -candidato ou eleitor- assume sua identidade também porque, como religioso, tem a necessidade de estar congregado.
"Se você tem um crescimento da população evangélica, é natural ter um aumento da representação política desse grupo", afirma Regina Novaes, sobre o resultado preliminar das eleições.


Texto Anterior: Radiografia da Câmara: MST eleva bancada de 11 para 16 deputados
Próximo Texto:
GOVERNADORES
São Paulo: Genoino busca "conservadores" de Maluf

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.