UOL

São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarcófago de Tutankamon foi achado em 1922

DA REDAÇÃO

A tumba do faraó Tutankamon (18ª dinastia), descoberta em 1922, foi um dos grandes achados arqueológicos do séc. 20. Ele governou o Egito de 1332 a.C. a 1322 a.C. (ascendeu ao poder aos 9 anos e morreu com 18). Era genro do faraó Akenaton e provavelmente filho do mesmo com uma esposa secundária.
Akenaton (1353-1336 a.C.), inicialmente chamado de Amenófis 4º, promoveu uma revolução religiosa: destituiu o clero e instaurou o monoteísmo, baseado no culto de Aton (Sol radiante), e mudou seu nome para homenagear o novo deus. Já seu genro Tutankaton buscou uma reconciliação nacional: restaurou os antigos cultos e trocou seu nome para Tutankamon.
Ramsés 2º (19ª dinastia) teria governado de 1279 a.C. a 1213 a.C. Seu reinado foi um dos mais longos (67 anos) e bem sucedidos. Teve um harém considerável, 111 filhos e 51 filhas reconhecidos oficialmente e outro tanto de descendentes não-oficiais.


Texto Anterior: Diário de viagem: Lula e Marisa se divertem com múmias
Próximo Texto: Para comissão, Marisa pode receber jóias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.