São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidência editou oito anos de discursos

PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 43 anos de publicação acadêmica -desde de 1960, quando foi editado pela primeira vez- o sociólogo Fernando Henrique Cardoso escreveu 23 livros. Os oito anos como presidente produziram 16 volumes a serem somados à sua biografia.
Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Comunicação da Presidência mandou imprimir todos os pronunciamentos oficiais de FHC de 1995 a 2002. São 16 livros -intitulados "Palavra do Presidente"- com 3.000 impressões de cada um, num total de 48 mil exemplares. Alguns volumes têm quase 800 páginas.
"É uma tradição. Todos os presidentes, à exceção de Fernando Collor, fizeram isso", afirma João Roberto Vieira da Costa, ex-secretário de Comunicação.
Costa afirma que os custos foram reduzidos porque o trabalho de editoração foi de sua própria equipe, e a impressão feita na gráfica do Senado Federal. A atual equipe da Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Editoração do Senado informaram não dispor do custo exato da publicação.
Destinados à distribuição gratuita para universidades, bibliotecas públicas e formadores de opinião, os livros contêm de aulas magnas e pronunciamentos em universidades de México, Portugal, Índia, Inglaterra e Estados Unidos a discursos de improviso em solenidades, como a que recebeu ciclistas no Palácio do Planalto.
Na aula magna no Colégio do México, em fevereiro de 1996, FHC dizia, por exemplo: "Sabemos hoje que não existem mais fórmulas ideológicas que teçam com coerência os fios de uma realidade cambiante".
Esse tipo de reflexão aparece associada a afirmações informais do então presidente: "Gosto de bicicletas. Hoje, já não tenho mais possibilidades, mas, no Rio de Janeiro, quando era menino, andava muito de bicicleta".


Texto Anterior: Longe do Planalto: FHC diz que poupará Lula de críticas durante um ano
Próximo Texto: Fã-clube presidencial: Presidente recebe mil cartas por dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.