São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ

Mais de 200 são retirados de regime escravo

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho libertou ontem 230 trabalhadores rurais mantidos em regime análogo ao de escravidão em três fazendas em Redenção, no sul do Pará.
Esse foi o primeiro registro do gênero do ano no Pará -Estado recordista em trabalho escravo em 2002, 1.700 casos, segundo a Comissão Pastoral da Terra. Segundo a comissão, esse foi o maior número de libertos em uma única ação desde 2000.
A operação acorreu nas fazendas Santa Rosa, Guará-Pará e Táxi Aéreo. Os trabalhadores, que desmatavam uma área sem autorização do Ibama, sem receber salário nem ter carteira de trabalho desde novembro de 2002, dormiam em local sem higiene e água potável.
Os grupo do ministério expediu carteira de trabalho para todos e calculou a dívida dos fazendeiros (cerca de R$ 200 mil). Os trabalhadores receberão ficha para requerer seguro-desemprego.


Texto Anterior: Em Itinga, falta saneamento
Próximo Texto: Transportes: Ministro nomeia acusado em CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.