São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Severino já fala em se reeleger para a Câmara

DO ENVIADO ESPECIAL DA FOLHA ONLINE A ROMA

Há pouco mais de 50 dias no cargo, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), cujo mandato termina no ano que vem, já planeja lançar sua candidatura para dirigir a Casa em 2007. Para a pretensão de Severino se concretizar, é preciso que o deputado se reeleja em 2006 e dispute novamente a presidência do Legislativo no ano seguinte. Ele está em seu terceiro mandato.
"Assim como [o presidente] Lula, eu também quero me reeleger presidente", disse Severino no sábado, em Roma.
Segundo a legislação atual, um congressista não pode presidir as casas legislativas duas vezes no mesmo mandato. Os ex-presidentes da Câmara e do Senado João Paulo Cunha (PT-SP) e José Sarney (PMDB-AP) tentaram permanecer nos cargos neste ano, mas não conseguiram votar no Congresso uma emenda que permitisse a reeleição.
Severino disse ainda que assim que voltar ao Brasil dará "apoio total" ao presidente Lula para que o governo federal melhore sua base no Congresso. Segundo o deputado, esta é a "ultima chance" de Lula montar uma boa base de apoio na Câmara e no Senado.
"Lula tem de ficar esperto porque o tempo corre contra ele. Se quiser mesmo se reeleger, o presidente tem de montar agora uma base sólida de apoio."
O presidente da Câmara disse que pretende chamar "deputado por deputado indeciso e convencê-los a ajudar o presidente Lula". Em troca, quer que o governo mude de atitude e passe a dar mais atenção aos deputados.


Texto Anterior: Inimigo íntimo: Só luta pelo poder separa PT e PSDB, diz FHC
Próximo Texto: Viagem presidencial: Lula convoca Camarões a lutar contra ricos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.