São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar prega voto anti-Serra "com o coração"

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador Itamar Franco (PMDB-MG), pela terceira vez na semana, voltou à carga contra José Serra e tenta agora uma espécie de cruzada mineira contra o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, buscando transformar uma crítica à sua gestão em um ataque aos mineiros.
Ontem, Itamar não ficou sozinho na sua reação. Recebeu o apoio público de Fernando Pimentel (PT), prefeito em exercício de Belo Horizonte e um dos elaboradores do programa econômico pré-candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Os dois disseram que a população do Estado, que tem 12,3 milhões de eleitores, saberá responder ao tucano as críticas que ele fez no programa regional do PSDB, exibido em rede de TV na noite da última segunda-feira.
Itamar, que chamou o tucano de "pretenso candidato à Presidência", pregou o voto anti-Serra "com o coração". "Ele não atacou apenas o governador de Minas. Ele falou de um Estado. Ele não pode compreender o que nós mineiros significamos e o que nós mineiros buscamos (...) E nós aprendemos muito cedo que, quando se pensa em Minas, não se pensa apenas com a mente, mas também com o coração."
Antes do discurso do governador, durante assinatura de convênio na Prefeitura de Belo Horizonte, Pimentel havia dito que foi uma "agressão infeliz ao povo mineiro": "Nós vamos resistir a isso com serenidade. Vamos dar respostas na hora adequada. O povo saberá dar essa resposta".
Toda a irritação de Itamar com Serra -de quem ele chegou a operar para ser vice na chapa presidencial- foi pelo fato de o presidenciável ter dito que Minas não anda "para frente" e que é preciso uma "injeção de otimismo no povo mineiro".
Sem citar a gestão Itamar diretamente, Serra disse que o ritmo da economia mineira "não corresponde à sua importância".


Texto Anterior: Governador é o mais popular da família
Próximo Texto: PSB tenta enquadrar ações de Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.