São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal de Contas do Estado de SP presta homenagem a Octavio Frias

Citadini destaca a contribuição do empresário à consolidação da democracia

DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo prestou, nesta quarta-feira, homenagem póstuma ao empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, que morreu no último dia 29, em São Paulo. Em sessão plenária, o presidente do TCE, conselheiro Antonio Roque Citadini, destacou "o seu pioneirismo, com sua extraordinária obra de transformação de um modesto jornal, e em situação pouco promissora, em um grande império editorial, de reconhecida relevância para o nosso país, transcendendo para o continente e para o mundo".
Citadini lembrou a atuação de Frias à frente do jornal, enfatizando "o modo pluralista e aberto às diversas correntes de opinião, muito contribuindo para a consolidação de nossas instituições democráticas".
Em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, no dia 4, o deputado Paes Landim (PTB-PI) discorreu sobre a trajetória empresarial de Frias, "o grande consolidador do sistema que hoje é a Folha de S.Paulo, cuja história é o exemplo de como a tenacidade e o espírito de luta marcam a personalidade das pessoas e o destino -por que não?- de um país e de uma região".
"A Folha esteve sempre presente, nos últimos 50 anos, nos principais embates que conduziram o país ao sistema democrático, a uma sociedade aberta", afirmou Landim.
Na véspera, ao homenagear a "visão histórica" de Octavio Frias de Oliveira, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) lembrou, em discurso, o "modo corajoso" como a Folha "acreditou, difundiu e defendeu o movimento das "Diretas Já", em 1984". "Foi a grande voz, na imprensa, de um povo que clamava pela liberdade e o direito de eleger seu presidente da República", disse Macris.
"Sua memória perene é o exemplo de um brasileiro que fez da liberdade de imprensa o diferencial decisivo de seu empreendedorismo", afirmou.
A Associação Rural Comunitária São Sebastião, de Caetés (PE), criou o "Instituto Comunitário e Profissionalizante Empresário Octavio Frias de Oliveira". Segundo o presidente da entidade, Luiz Gonzaga da Silva, é a homenagem "a uma grande figura que o povo brasileiro jamais esquecerá".


Texto Anterior: CPI convoca pilotos do Legacy para depor
Próximo Texto: Câmara: Deputados pedem "medidas cabíveis" em relação a Clodovil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.