São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro estará em discussão

DA SUCURSAL DO RIO

John Pavlik, professor e diretor executivo do Center for New Media da Universidade de Columbia, em Nova York, vai apresentar sua visão do jornalismo do futuro na palestra "Um Dia na Vida de um Jornalista do Terceiro Milênio", que acontece quarta-feira no 7º Fórum Mundial de Editores.
Na visão de Pavlik, os jornalistas do futuro usarão cada vez mais computadores e periféricos de dimensões mínimas nos quais serão introduzidos dados por meio de reconhecimento de voz ou de miniteclados.
Mas a grande questão que se colocará para jornalistas e empresários, segundo Pavlik, será como buscar o equilíbrio entre as vantagens e desvantagens dos avanços tecnológicos. Disso, em sua opinião, dependerá a credibilidade da imprensa do futuro.
Na quarta-feira, um debate deverá monopolizar as atenções. De um lado estará o empresário Al Neuhart, fundador do USA Today, jornal que causou uma espécie de revolução no mercado norte-americano, com seus textos curtos e páginas repletas de fotografias. Do outro, Michael Kinsley, editor da Slate (www.slate.com), prestigiada revista eletrônica editada pela Microsoft.
O debate, sobre o tema "Jornais: Renascimento ou Falecimento" será mediado por Bernard Kalb, co-apresentador do programa "Reliable Sources", da CNN.


Texto Anterior: Congresso Mundial de Jornais: Sites dão lucro à indústria da informação
Próximo Texto: Credibilidade está na pauta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.