São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após polêmica, Petrobras recua sobre uso de blog

Empresa decide que só irá divulgar perguntas de jornalistas à zero hora do dia previsto para a publicação e nega recuo

Estatal diz que atitude que havia adotado tinha apoio da OAB, mas presidente da entidade diz que aprovação que havia dado era parcial


MONICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

SAMANTHA LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de analisar a repercussão da iniciativa de divulgar, em um blog, as perguntas enviadas por jornalistas e as respectivas respostas, antes da publicação pelos veículos de comunicação, a Petrobras decidiu recuar parcialmente.
A Folha apurou que, durante uma reunião realizada ontem, a decisão de divulgar previamente perguntas e respostas no blog Petrobras Fatos e Dados foi avaliada por alguns integrantes da equipe de comunicação como "desastrosa".
Para não parecer que a empresa capitulou à reação da mídia, decidiu-se que a divulgação ocorreria à zero hora do dia para o qual o jornalista previr a publicação da reportagem.
Segundo resposta encaminhada ontem pela assessoria de imprensa da estatal, "a Petrobras não entende isso como um recuo". "O que está sendo feito é um ajuste que compatibiliza as reivindicações e argumentações dos jornalistas com os propósitos do blog."
Dois dias antes do recuo, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, havia defendido a prática de publicar o conteúdo na íntegra, mesmo antes da divulgação da notícia.
A divulgação dos questionamentos e das respostas fornecidas pela empresa anteriormente à publicação tornara-se prática desde a semana passada, com a criação do blog.
A mensagem de apresentação informa que o objetivo do blog é apresentar "fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à CPI" no Senado.
A divulgação das apurações antes da publicação era a maior crítica dos veículos de comunicação à iniciativa, por quebrar unilateralmente o caráter de exclusividade das reportagens.
Para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), a medida era "uma tentativa canhestra de tentar intimidar jornais e jornalistas" que atentava "contra os princípios universais de liberdade de imprensa".
A OAB Nacional informou que seu presidente, Cézar Britto, encaminhará carta ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, questionando o conteúdo de um dos textos do blog.
O texto, postado ontem, afirma que a criação do blog contava com apoio de entidades como a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Consultado pela Folha, Britto mostrou-se surpreso. Reafirmou que, como dissera na terça, seu apoio era parcial. "Trata-se de uma estratégia legítima de comunicação com o público, e a empresa tem o direito de publicar o conteúdo da entrevista depois do veículo".
Mas ressaltou que não considerava recomendável a divulgação de perguntas e dados enviados pelo jornalista durante a apuração das reportagens, antes da publicação. "A decisão quebra uma das cláusulas do relacionamento entre as partes, que é a confiabilidade".
Segundo a Petrobras, desde que foi lançado, o blog já recebeu 223 mil acessos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Base aliada adia início de CPI pela terceira vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.