São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Base aliada adia início de CPI pela terceira vez

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Senadores dos partidos aliados ao governo conseguiram adiar, pela terceira vez, o início dos trabalhos da CPI da Petrobras. Ontem apenas os senadores de oposição (dois do PSDB e e um DEM) marcaram presença no encontro que serviria para escolher o presidente e o relator da comissão.
O atraso atende aos interesses do Palácio do Planalto. Senadores governistas que integram a CPI afirmam que só participarão de nova reunião se a oposição devolver o posto de relator da CPI das ONGs, que pertencia ao congressista da base aliada do governo Inácio Arruda (PC do B-CE).
Instalada há quase dois anos, a CPI das ONGs reuniu dados para investigar os convênios firmados entre a Petrobras e entidades do terceiro setor.
Há duas semanas, a oposição tomou dos governistas a relatoria da comissão. Líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) ficou com o posto que antes era de Arruda.
A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), afirmou ontem que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o impasse nas CPIs do Senado.
Também participaram da conversa o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
"Independentemente da vacância ou não da relatoria da CPI, no meu entendimento o acordo pactuado que valeu para a substituição da presidência da comissão valeria também para a indicação do relator. Mesmo que o senador Arruda tivesse se retirado da CPI, caberia à base do governo indicar o seu substituto", disse Jucá.
Os três congressistas ameaçam travar todas as comissões de inquérito do Congresso se a oposição não devolver a relatoria da CPI das ONGs.
O senador tucano Arthur Virgílio já avaliava ontem possibilidade de a oposição ceder à pressão governista a fim de não inviabilizar outras comissões do Congresso.


Texto Anterior: Após polêmica, Petrobras recua sobre uso de blog
Próximo Texto: Câmara: Genoino será o relator da PEC do 3º mandato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.