São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / CAMPANHA

STF concede habeas corpus a ex-prefeito de Juiz de Fora

Bejani estava preso há 58 dias por suspeita de corrupção

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

O ex-prefeito de Juiz de Fora (MG) Carlos Alberto Bejani (PTB), preso por suspeita de corrupção, foi solto na madrugada de ontem, após ser beneficiado por um habeas corpus dado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O ex-prefeito é investigado pela Polícia Federal -junto com 16 prefeitos, um juiz federal e servidores públicos- por suspeita de desvio de dinheiro do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O suposto esquema foi desbaratado na Operação Pasárgada, deflagrada pela PF em abril deste ano.
Segundo o advogado do ex-prefeito, Marcelo Leonardo, o ministro entendeu que a investigação é competência do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e não do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.
Ao deixar a prisão Nelson Hungria, em Contagem (MG), Bejani disse: "Não estranhem se daqui a dois anos eu for candidato a governador".
Ele renunciou ao cargo de prefeito no último dia 16 de junho, horas antes de ser instaurado pela Câmara Municipal um processo de cassação de seu mandato. Com a manobra, manteve seus direitos políticos.
Bejani foi preso pela primeira vez em 9 de abril. Na casa dele, foram encontrados R$ 1,12 milhão em dinheiro, um revólver de uso exclusivo das Forças Armadas, duas pistolas e duas carabinas. O ex-prefeito ficou 13 dias detido e foi solto. Em 12 de junho, voltou a ser preso.


Texto Anterior: Alckmin faz campanha sem o apoio de vereadores tucanos; Marta descansa
Próximo Texto: Congresso: Dantas recorre ao STF para não falar em CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.