São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Operação no PA quer desocupar 40 fazendas

DA AGÊNCIA FOLHA

O governo estadual do Pará montou uma operação coordenada pela Polícia Militar para cumprir, a partir de quarta-feira, decisão da Justiça para a retirada de cerca de 10 mil famílias de 40 fazendas invadidas por sem-terra no Estado. A CPT (Comissão Pastoral da Terra) e movimentos como o MST protestaram.
A Vara Agrária de Marabá (568 km de Belém) concedeu a reintegração de posse das áreas e a Ouvidoria Agrária Nacional e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Marabá participaram da elaboração do plano de desocupação.
A maioria das fazendas deve ser devolvida para os proprietários. Em dez propriedades, o Iterpa (Instituto de Terras do Pará) fará novas vistorias para comprovar a produtividade das terras. O órgão também alega que parte das áreas das fazendas pertence ao Estado.
Regina Ferreira, advogada da CPT em Marabá, disse que a comissão ainda estuda o que fazer. Eles podem deixar as fazendas antes da ação da PM ou esperar por um recurso na Justiça.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) condenou a decisão do governo. (TIAGO ORNAGHI)

Texto Anterior: Operação Albatroz: Acusados pela PF são excluídos de licitações no AM
Próximo Texto: Panorâmica - Verde-amarelo: Com a presença de Lula, celebração da República deve acontecer em Maceió
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.