São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Caso PC levou Martinez a sair da campanha

DA REDAÇÃO

O presidente do PTB, deputado federal José Carlos Martinez (PR), deixou a coordenação-geral da campanha de Ciro Gomes (PPS) no dia 1º de agosto para se defender das acusações que envolviam "negócios privados de sua família".
Martinez foi acusado de ter dívidas contraídas com Paulo César Farias, o PC, ex-tesoureiro das campanhas de Fernando Collor de Mello morto em junho de 1996.
As transações foram descobertas durante a CPI sobre PC em 1992, que destrinchou a operação de aporte financeiro de PC à então Rede OM (hoje CNT), da família Martinez, para comprar a TV Corcovado, do Rio.
Por meio de contas "fantasmas", US$ 8,4 milhões foram entregues à família Martinez. A dívida continua sendo paga, como confirmaram inicialmente Martinez e Augusto Farias (PPB-AL), irmão de PC. Depois, Martinez se contradisse e não confirmou os pagamentos.
Martinez presidia o PRN no Paraná na época da campanha de Fernando Collor à Presidência. Em 1990, ele foi candidato ao governo do Paraná, com o apoio de Collor, mas perdeu. Filiou-se ao PTB em 1994 e tornou-se presidente do partido em 99.


Texto Anterior: Segundo Turno: PTB alega "ódio" a Serra para apoiar Lula
Próximo Texto: Atuação em governo petista racha PSB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.