São Paulo, terça-feira, 11 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Discurso recicla críticas de FHC à "fracassomania"

DA REDAÇÃO

Ao discursar contra a "urucubaca" dos que "torcem para as coisas não darem certo", Lula lembra Fernando Henrique, quando discursava contra os "fracassomaníacos".
"Os que tinham mania de fracasso viram os resultados [da economia]. Não há fracassomania. Queixume nenhum vai impedir a estabilização do Brasil", disse FHC (1995-2002), em discurso de junho de 1996.
Na época o então presidente era criticado pela política monetária restritiva, e costumava exaltar números positivos e criticar os opositores dela.
Lula tem feito o mesmo. Em outras palavras, oito anos depois: "Não se deixe permitir que o desejo de fracasso de alguns permita que o Brasil jogue fora essa oportunidade ímpar de jogar na rota dos países que (...) conseguem fazer a política econômica do tamanho da realidade", afirmou, em discurso de dezembro de 2004. Na ocasião, o atual presidente defendia a política econômica, assim como fez ontem no Rio.
A expressão "fracassomania" foi inventada por Albert Hirschman (1915), um dos principais economistas americanos e amigo de FHC.


Texto Anterior: Torcida
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Conexão tucana: Sócio de Valério ligou para comitê de Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.