São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mídia influenciou em reintegração, afirma sem-terra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Integrante da coordenação nacional do MST, Jaime Amorim afirmou que a decisão judicial de reintegração de posse da fazenda da Cutrale "foi influenciada pelo show midiático", em uma referência às imagens exibidas pela TV que mostraram um trator passando por cima de milhares de pés de laranja na propriedade, em Iaras (SP).
"Por causa da pressão gerada pelo show midiático, com a exibição das cenas de destruição dos pés de laranja, a Justiça da região chamou para si a responsabilidade, mas a competência jurídica não é estadual porque a área é federal", disse Amorim.
Durante a invasão, membros do movimento destruíram pés de laranja com trator da fazenda. Segundo o MST, foram cerca de 3.000 pés. A empresa diz que foram derrubados de 7.000 a dez mil. A fazenda tem cerca de 1 milhão de pés de laranja.
Para o líder dos sem-terra, o MST tentou demonstrar que é "contra a monocultura". "Transformaram suco de laranja em seres humanos, como se nós tivéssemos destruído uma geração. O que o MST quis fazer é demonstrar que somos contra a monocultura", disse.
E emendou: "O que eles [integrantes do MST] fizeram foi demonstrar para o país um sentimento patriótico. Alguém tem que defender este país contra latifúndio e monocultura".
Ao ser questionado sobre as acusações de depredações e furtos por parte do MST, Amorim disse que podem ter ocorrido "excessos", mas que foram causados por pressão da mídia.
"Não sabemos se é verdade. É claro que, na luta do dia a dia, há os excessos e a gente não pode ficar controlando todos. A verdade é que os companheiros ficaram muito indignados e pressionados com o show midiático que fizeram em cima de alguns pés de laranja", disse.
Na sexta-feira, o MST divulgou nota na qual afirma que "repudia a versão construída para responsabilizar o MST pela depredação da fazenda".
(MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Incra veste camisa do MST, diz ruralista
Próximo Texto: Planalto tem 45 dias para regularizar obra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.