|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
RS faz licitação de R$ 93 mi para publicidade
Estado, que enfrenta escassez de recursos para investir, vai direcionar 72% do total para o Banrisul e 13% para estatais
Governadora Yeda Crusius (PSDB) disse, no mês passado, que neste ano pretende dar maior divulgação às ações e realizações de seu governo
SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
Enfrentando baixos índices
de popularidade e falta de recursos para investimentos, a
governadora do Rio Grande do
Sul, Yeda Crusius (PSDB), lançou edital de licitação para publicidade no valor de R$ 92,9
milhões para 2008.
Seis agências serão escolhidas até o dia 31. Um dos critérios de seleção será o desenvolvimento de uma campanha-piloto, com foco na crise financeira do Estado.
O edital orienta as agências a
apresentar a situação atual -o
Estado prevê déficit orçamentário de R$ 1,27 bilhão neste
ano- como uma "herança de
diversos fatores, entre os quais
a ausência de novos meios para
financiar o déficit e de políticas
voltadas para sanear as contas".
Segundo o documento, as
agências terão que "comunicar
para a sociedade a busca pelo
equilíbrio fiscal", tendo como
público-alvo a classe C.
Segundo o secretário de Comunicação do Estado, Paulo
Fona, a campanha servirá como uma espécie de teste para as
agências em disputa. O material produzido, segundo ele, poderá ser veiculado na mídia.
Do total de R$ 92,9 milhões
previstos para publicidade em
2008, 72% serão destinados a
propagandas do Banrisul. Outros 13% do bolo publicitário ficarão para promoção de estatais como CEEE (Companhia
Estadual de Energia Elétrica),
Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e Caixa
RS. Os demais 15% servirão para custear propagandas da administração direta e do gabinete da governadora.
Segundo Fona, dos R$ 92,9
milhões, cerca de R$ 1 milhão
irá para campanhas publicitárias voltadas ao gabinete de Yeda e R$ 13 milhões serão distribuídos entre as secretarias.
Por causa da crise financeira,
a administração direta do governo gaúcho praticamente
não anunciou em 2007, pois
precisou cortar despesas ao
máximo. Em 2006, ainda na
gestão Germano Rigotto
(PMDB), foram gastos R$ 96
milhões em publicidade, distribuídos entre nove agências. Esses contratos venceram em novembro de 2007.
Os gastos publicitários do governo gaúcho no ano passado
se concentraram no Banrisul,
com R$ 18 milhões. Para 2008,
a previsão de despesas de propaganda do banco é de R$ 65
milhões. O secretário disse que
o Banrisul recebe a maior fatia
de recursos publicitários porque "é um banco importante e
disputa mercado."
"Más notícias"
No mês passado, ao fazer um
balanço do primeiro ano de sua
gestão, Yeda disse que apenas
"más notícias" foram assimiladas pela sociedade, como atraso de salários, conflitos com outros Poderes e tentativas de aumentar impostos.
A governadora tucana afirmou que neste ano pretende
dar maior divulgação às ações
de governo, como forma de
mostrar que está atingindo seu
objetivo de "reorganizar as finanças públicas" antes de passar a investir.
Texto Anterior: Defesa: Justiça impede incorporação de militares temporários à Marinha Próximo Texto: Frase Índice
|