São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Produto oficial
O PT acredita que o governo FHC esteja insuflando a candidatura de Garotinho (PSB) para dividir a oposição e facilitar a vida de José Serra. O cenário ideal para o tucano, segundo os petistas, seria apenas um candidato do governo contra três da oposição -Lula, Ciro e Garotinho.

Fato consumado
O PT deixou de procurar o PSB em busca de uma aliança no primeiro turno. Para os petistas, a candidatura de Garotinho à Presidência é irreversível.

Última que morre
Os petistas ainda alimentam esperanças de que Ciro possa apoiar Lula no primeiro turno. Mas, para isso, seria necessário que os dois partidos aliados ao PPS -PTB e PDT- abandonassem o barco do ex-ministro e o deixassem sem tempo de TV no horário eleitoral.

Distância prudente
FHC não irá à pré-convenção do PSDB em 24 de fevereiro. No mesmo dia, estará na Polônia. O presidente também não compareceu ao lançamento da candidatura Serra. Estava na Ucrânia.

Dupla militância
O deputado Inocêncio Oliveira diz, entre correligionários no Recife, que FHC só terá uma saída na campanha eleitoral: subir em dois palanques, no de Serra (PSDB) e no de Roseana (PFL). Ou isso ou a neutralidade, "em nome do passado da aliança", provoca o pefelista.

Discurso oficial
Tucanos espalham que o PFL tem dado sinais agudos de que desistirá da candidatura Roseana Sarney. Bobagem. Se a pefelista continuar bem nas pesquisas e José Serra permanecer empacado, o partido irá até o fim.

Ação de campanha
O governador cassado Mão Santa (PMDB-PI) lançou o movimento "Resistência Popular" para tentar levá-lo de volta ao cargo e apoiar sua campanha ao Senado. O PSDB e o PPB subscrevem a iniciativa.

Suspeita maranhense
O Ministério Público do Maranhão aprovou a abertura de investigações sobre o "Comunidade Viva", um dos principais projetos de Roseana Sarney (PFL).

A conferir
Os promotores do Maranhão receberam várias denúncias de desvio de verbas e uso político no interior, onde o governo do Estado distribui galinhas para os inscritos no programa.

Mãos dadas
Ao tratar da coalizão em torno de Ciro, PDT, PPS e PTB voltaram a discutir a possibilidade de fundir os três partidos. Para fugir da cláusula de barreira (que limitará a ação dos pequenos partidos a partir de 2003).

Vida ou morte
Para evitar que seu partido tenha menos de 5% dos votos e seja incluído na cláusula de barreira, Brizola deseja que os principais líderes do PDT disputem a eleição para deputado federal. Sua primeira missão é convencer os senadores Jefferson Péres (AM) e Osmar Dias (PR).

Agir rápido
Geraldo Alckmin (PSDB-SP) está ansioso para fechar as alianças em torno de sua candidatura ao governo de São Paulo. O tucano teme que, em razão da disputa nacional, fique sem o apoio do PFL e do PTB.

Eleição direta
Marina Silva (PT-AC) apresentou projeto de lei no Senado que prevê que pessoas sem filiação partidária possam ser eleitas para o Congresso. Ela cita como exemplo a Itália, onde candidatos da sociedade são eleitos por meio de listas cívicas.

Língua solta
Leda Napoleão, primeira-dama do Piauí, entrou na Justiça pedindo indenização ao superintendente da Polícia Federal no Estado, Ronald Rios. Em um comício no domingo, Rios -que é candidato a senador pelo PSDB- a chamou de "louca, demente e depravada".

TIROTEIO

Do deputado federal João Herrmann (PPS-SP), sobre as chances de Lula (PT-SP) na eleição presidencial:
- Em 89, Lula foi derrotado 72 horas antes da eleição. Em 94, perdeu faltando 30 dias. Em 98, foram 60 dias antes. Desta vez, ele perdeu um ano antes.

CONTRAPONTO

Quase do mesmo lado

A Federação Nacional dos Policiais Federais participou do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, com debates sobre "Polícia Cidadã".
Francisco Garisto, presidente da entidade, colava cartazes na PUC quando deparou-se com o francês José Bové. Percebendo que se tratava de um policial federal, Bové dirigiu-lhe a palavra.
O intérprete do sindicalista disse a Garisto que o ativista estava parabenizando-o pela "atitude democrática" de participar do fórum. Disse ainda que os policiais "pareciam estar evoluindo", já que no fórum anterior, em 2001, fora preso pela PF após participar da destruição de uma plantação transgênica.
Garisto respondeu com um palavrão. Disse que se fizesse coisa errada, seria igualmente preso. E pediu ao intérprete:
- Vai, traduz isso pra ele...
O intérprete emudeceu e foi embora com o francês.



Próximo Texto: Eleições-2002: Roseana é imagem, e Lula, ruptura, diz Paulo Renato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.