São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF veta difusão de pedidos de vista na internet

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em reunião administrativa, ministros do Supremo Tribunal Federal vetaram a divulgação, pela internet, da lista de pedidos de vistas de processos que tramitam na corte. A ideia, apresentada aos ministros pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, foi vista com reservas na reunião de ontem.
Diante da falta de consenso, decidiu-se que os ministros serão informados periodicamente, por meio de um sistema de acesso reservado, quais processos, sob seus cuidados, estão com pendências de vistas ou de apreciação de pedidos de liminares.
O pedido de vista é um instrumento por meio do qual um ministro, antes de apreciar uma causa levada à votação em colegiado, solicita acesso ao processo para entender o caso e votar com mais convicção. Na prática, no entanto, o expediente leva a atrasos na tramitação das ações. Um exemplo é a votação que irá definir a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol (RR).


Texto Anterior: Eros Grau se diz impedido e deixa caso do ex-corregedor
Próximo Texto: Amazônia: Stephanes diz ter projeto para reduzir a zero danos da pecuária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.