São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família moldou caráter e deu impulso a atleta

DA REPORTAGEM LOCAL

O aviso vem do próprio Carl Lewis. "Não tente entender minhas atitudes nem minha carreira esportiva sem conhecer a história da minha família."
Os périplos de William McKinley Lewis Jr., seu pai, e Evelyn Lawler, sua mãe, são para o ex-atleta a fonte de inspiração de seus polêmicos questionamentos e das façanhas atléticas que logrou.
Ambos se conheceram em uma academia na cidade de Birmingham, Estado do Alabama. William e Evelyn custearam os estudos com bolsas por resultados no atletismo.
Após a graduação, passaram a trabalhar como técnicos da mesma equipe. Como não tinham babá, arrastavam Carl e seus três irmãos para as práticas. Colocavam os filhos no tanque de areia que aplaca quedas dos atletas de salto, espaço no qual Lewis brilharia no futuro.
"Na infância, meus três irmãos eram melhores do que eu. Eu parecia não ter talento, mas era encorajado pela família", lembra.
A vida dos Lewis sofreu uma guinada a partir de 1956. William e Evelyn se engajaram na luta por direitos civis ao lado de Martin Luther King.
Durante uma passeata, o pai de Carl acabou espancado. Assustados com a violência, decidiram buscar nova morada em Willingboro, Nova Jersey.
Foi então que William realizou o sonho do filho. Em um torneio, apresentou Carl a Jesse Owens, o negro que havia obtido quatro ouros no atletismo nos Jogos de Berlim-1936, realizados sob os auspícios de Adolf Hitler. A partir de então, a carreira de Carl decolou. Aos 17, seguiu para Houston. O técnico Tom Tellez prometera um futuro de conquistas.
O atleta nem esperou muito. Nos Jogos de Los Angeles-1984, sua primeira Olimpíada, subiu quatro vezes ao lugar mais alto do pódio. Igualou, assim, o feito do ídolo Owens.0 (GR)


Texto Anterior: Entrevista da 2ª - Carl Lewis: "Vou tirar o esporte da lama", diz lenda das pistas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.