São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Polícia entra em confronto com índios no AM

Luiz Vasconcelos/"A Crítica"
Índio é detido por policial da tropa de choque da PM em Manaus durante reintegração de posse


DA AGÊNCIA FOLHA

Policiais militares entraram em confronto com índios ontem durante retirada de invasores de área às margens da rodovia AM-010, em Manaus. A PM calcula cerca de 400 pessoas, entre brancas e índias, no local.
O major Willer Abdala, da PM do Amazonas, disse que em fevereiro havia sido determinada a reintegração de posse. O mandado judicial foi cumprido, mas a área -particular e de proteção ambiental- foi invadida. Ontem, após determinação da Justiça, a PM retornou ao local.
"Vários indígenas receberam a polícia com pedradas e flechadas. A polícia teve de usar a força necessária para conter os índios", disse Abdala. Houve disparo de balas de borracha e bombas de efeito moral. Uma índia ficou diante da tropa de choque com uma criança no colo. Segundo a PM, um invasor e seis PMs ficaram feridos. Doze foram detidos.
O líder indígena Sebastião Gomes disse que sabia que a terra não era dos índios, mas que muitos não têm acesso a moradia.


Texto Anterior: Campo minado: Ações do MST em SP elevam número de invasões em 2007
Próximo Texto: Fiscalização: Empresa corrige irregularidades e frente de trabalho é liberada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.