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Brasil é o principal
mercado para Scania
ANTONIO CARLOS SEIDL
da Reportagem Local
Da antiga fábrica da Scania em
São Bernardo do Campo (SP), que
foi o palco do início da onda de
greves no ABC paulista há 20 anos,
só restam as paredes externas.
De 1994 a 1997, a Scania, que
atua no Brasil há 40 anos, investiu
US$ 255 milhões na ampliação e
modernização de seu parque industrial no país, a primeira e a
maior instalação industrial da empresa fora da Suécia.
A Scania emprega atualmente
2.700 pessoas no Brasil. Em 1978,
no auge das greves no ABC paulista, tinha 3.300 funcionários.
A Scania, uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e motores diesel industriais e marítimos, foi fundada
em 1891 na Suécia.
Dispondo da última palavra em
tecnologia industrial, a nova fábrica está produzindo, desde março
deste ano, um novo modelo de caminhão, a chamada Série 4, cuja
principal característica é o alto
conteúdo eletrônico.
O Brasil é o maior mercado da
Scania no mundo. A subsidiária
brasileira da Scania teve um faturamento de US$ 700 milhões no
país em 1997 (US$ 600 milhões em
1996), representando 14% das receitas globais do grupo sueco.
No ano passado, a empresa comemorou a venda recorde de
7.050 caminhões pesados no país,
mantendo a liderança desse mercado com uma participação de
39,5%. No mesmo período vendeu
1.351 ônibus. A empresa exportou
633 veículos entre caminhões pesados e ônibus no ano passado.
O presidente da Scania Latin
America (a sede é no Brasil), Hans
Hedlund, diz que o Brasil "sempre foi e sempre será" um local
estratégico para as atividades da
empresa na América Latina.
A Scania iniciou suas operações
no país em 2 de julho de 1957 sob o
nome Scania Vabis do Brasil Motores Diesel. A capacidade de produção é hoje de 13 mil veículos entre caminhões pesados e ônibus e
de 1.300 motores por ano.
As outras fábricas da empresa na
América Latina ficam na Argentina e no México. A região é responsável por cerca de 20% das vendas
mundiais do grupo que foram de
US$ 5 bilhões no ano passado.
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