São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

TSE pede rigor para partidos escolherem os candidatos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro do STF Carlos Ayres Britto, fez um apelo aos presidentes dos principais partidos para que tenham rigor na escolha de seus candidatos, evitando a inscrição de políticos com "ficha suja".
"Os políticos sãos os atores mais imprescindíveis na democracia. Por isso recomendo que cada partido seja rigoroso na escolha de seus candidatos e que possam negar o registro de pelo menos aqueles que são escandalosamente caracterizados por desvios de conduta", disse ele.
Britto e os representantes partidários se encontraram no início da noite de ontem no TSE. Entre os presentes estavam Michael Temer (PMDB), Ricardo Berzoini (PT), Roberto Jefferson (PTB) e Rodrigo Maia (DEM), entre outros.
O recado do presidente do TSE tem o objetivo de ainda manter viva uma idéia de barrar candidatos "fichados" que foi derrotada na última terça, por 4 votos a 3, pelo próprio tribunal. Prevaleceu o entendimento de que as candidaturas de tais políticos devem ser aprovadas, a menos que eles tenham sido condenados e não haja mais possibilidade de recorrer.
A decisão, fruto de uma consulta do TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba), servirá como referência aos demais TREs.
Ao final da reunião, Rodrigo Maia disse concordar com Britto e afirmou que o DEM já "seleciona e irá selecionar com rigor seus candidatos".
Já Roberto Jefferson comemorou o resultado do debate ocorrido no TSE. "O melhor concurso público de uma eleição é o eleitor."


Texto Anterior: Paulinho decide se afastar da presidência do PDT-SP
Próximo Texto: Amazônia: País definirá uso da terra, diz presidente de painel da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.