UOL

São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessor do presidente diz que Lula não é da Terceira Via e do "New PT"

MARIA LUIZA ABBOTT
DE LONDRES

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, rejeitou a comparação de que o PT no governo está se transformando no "New PT", assim como o Partido Trabalhista se tornou o New Labour no governo Blair, ao se aproximar do centro. "Não endosso essa percepção", disse. "Acho que há uma tentativa de muita gente de subir no carro do PT e não o PT no carro deles".
Ele se recusou a discutir a evolução do Partido Trabalhista britânico, que optou por uma linha mais de centro, garantindo a eleição do primeiro-ministro Tony Blair em 1997 e a sua reeleição em 2001. "Como nós não gostaríamos que os ingleses dessem palpites, favoráveis ou não, sobre assuntos internos do Brasil, para nós também é muito difícil opinar", disse.
Garcia negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça parte da Terceira Via, a opção adotada por Blair, e que busca combinar economia de mercado com preocupação social. Lula chega hoje a Londres para participar da reunião de cúpula de governantes que apóiam a Terceira Via, rebatizada de reunião da governança progressista. "Lula não foi e não é da Terceira Via", disse Garcia.
Em artigo publicado ontem no jornal "Financial Times", o sociólogo e teórico da Terceira Via, Anthony Giddens, afirma que Lula "abandonou sua retórica de esquerda mais tradicional dos seus dias iniciais em favor de uma posição que se parece muito de perto com a dos partidos modernizantes da social-democracia na Europa". Mas o assessor de Lula rejeitou as semelhanças.
"O PT nasceu em um momento de crise da social-democracia e de crise aguda do comunismo. O PT é pós-comunista e pós-social democracia", assegurou Garcia, que integra o grupo inicial do partido.


Texto Anterior: Embaixador em Cuba diz que não defendeu execução de dissidentes
Próximo Texto: São Paulo: Juiz quebra sigilo de 26 suspeitos de desvio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.