São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM TE VIU...

Tarso defendeu renúncia de FHC na crise de 1999

DA REDAÇÃO

Em 1999, durante uma crise econômica, com desdobramentos políticos, o então membro do Diretório Nacional Tarso Genro publicou artigo na Folha intitulado "Por novas eleições presidenciais". Nele, o petista dizia que Fernando Henrique Cardoso, recém-empossado para um segundo mandato, não tinha mais autoridade moral para conduzir o país. Pregava a renúncia do então presidente e a convocação de novas eleições.
Tarso também se juntou ao PDT para cacifar o slogan "Fora FHC". Esse movimento foi criticado não só pela situação como pela própria oposição, que considerou o gesto prematuro e precipitado.
O país atravessava, no início de 99, um ataque especulativo contra o real, que levou o governo a abandonar o regime de metas e adotar a livre flutuação da moeda em relação ao dólar.
Para Genro, FHC havia frustrado a nação e, assim, restaria ao presidente uma alternativa -"reconhecer o estado de ingovernabilidade" e renunciar.
E hoje, como pensa o presidente do PT? "Acho que foi um ataque político forte, mas dentro dos parâmetros democráticos", afirma. "Se a oposição propusesse hoje a renúncia do presidente Lula, eu diria que não concordo. Que ela é inadequada para resolver a crise."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Esquerda do PT não reage bem a opção por Tarso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.