São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Político é assim mesmo, diz Costa Neto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um dos artífices da aliança com o PT, o presidente nacional do PL, deputado federal Valdemar Costa Neto, minimiza a importância do apoio que uma parcela dos prefeitos de seu partido declara a adversários de Lula.
Costa Neto evitou responder se punirá prefeitos que contrariarem a diretriz partidária. Pelo menos dois deles reagiram com desdém à indagação da Agência Folha sobre essa possibilidade.
"Voto no Ciro Gomes. Se quiserem me expulsar, tudo bem. Vou partir para outra", disse o prefeito de Siriri (SE), Valdomiro Santos. "Disse para o Valdemar Costa Neto que, se ele achasse constrangedor, eu me retiraria do PL", disse Gilson Bargieri, de Peruíbe (SP), outro eleitor de Ciro.
Para o presidente do PL, "a situação com os prefeitos é complicada" porque eles são sensíveis à conjuntura regional e evitam se indispor com o governador.
Por isso, Costa Neto disse acreditar que o impulso à candidatura Lula virá principalmente dos postulantes a vagas na Câmara Federal e nas assembléias legislativas.
Para o líder do PL, em cidades grandes e médias os eleitores não seguem a orientação de voto do prefeito, tendência que eventualmente se expressa, segundo ele, nos pequenos municípios.
Além disso, ele considera escassa a contribuição de prefeitos à campanha em uma eleição nacional. "Prefeito quer ver o circo pegar fogo. Não arrecada para a campanha. Ele faz a campanha dele. É a vida. Político é assim mesmo", declarou. (FS)


Texto Anterior: Petista pediu cassação de liberal em SP
Próximo Texto: Serra culpa autoridades por impunidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.