São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doleiro nega ter feito remessa para o exterior

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O doleiro Jader Kalid Antônio, 45, disse que um dos bancos apontados como depositantes na conta de Duda Mendonça na offshore Dusseldorf Company Ltda., o Bac Florida Bank, "opera no mercado de Belo Horizonte". No mercado paralelo de câmbio, isso significa que o Bac Florida possui contas de doleiros que fazem remessas ilegais para o exterior.
Kalid disse que, se a CPI quiser "apurar a verdade", é só verificar qual foi a conta do Bac Florida que depositou para Duda. Ele sustentava que não foi o responsável pelas remessas, que segundo Duda são de R$ 10,5 milhões. Segundo o publicitário, além do Bac, os bancos Rural Europa S/A e Israel Discount Bank, além da offshore Trade Link, que pertenceria ao Rural, também depositaram na conta da Dusseldorf.
Segundo Kalid, a peça-chave para se descobrir o responsável pelas remessas é o policial David Rodrigues Alves, que afirmou ter sido apresentado pelo também doleiro Haroldo Bicalho e Silva a Cristiano Paz, sócio de Marcos Valério, para sacar para a empresa. Alves sacou R$ 4,9 milhões.
Bicalho, preso pela PF, operava a subconta Lonton na offshore Beacon Hill. Na conta dele, o Rural operou para várias offshores do banco, como a Trade Link, de que o banco nega ser proprietário.
Documentos obtidos pela Folha, porém, mostram que a Trade Link tinha como um dos diretores Sabino Correa Rabello, ex-presidente do Rural e já falecido.
Ontem, Valério distribuiu nota em que diz que os valores pagos a Duda foram entregues ao "consultor financeiro Jader [Kalid], seguindo instruções de Duda e Zilmar". Kalid disse estar "surpreso com as novas informações".
(JOSÉ MASCHIO E PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Choque de versões: Valério volta a CPI e diz que Duda mente
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/A visão da igreja: Presidente da CNBB cobra explicação de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.