UOL

São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terras de Agripino são improdutivas, diz Incra

DA AGÊNCIA FOLHA

Vistoria realizada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do Rio Grande do Norte concluiu que as três fazendas no senador José Agripino (PFL-RN) em Mossoró, invadidas por sem-terra no final de junho, são improdutivas.
O relatório elaborado pelos técnicos do Incra indica que apenas 31% do total de 4.500 hectares são cultivados.
"Só é considerada produtiva a propriedade em que no mínimo 80% das terras estejam sendo aproveitadas", afirmou César de Oliveira, superintendente do órgão no Estado.
O Incra vai recomendar a desapropriação das três fazendas (São João, São Pedro e Alagoinha) para projetos de reforma agrária. Cerca de 400 famílias poderão ser assentadas no local, de acordo com projeção do órgão.
A desapropriação ainda depende de decreto presidencial. Só depois o Incra irá calcular quanto será pago aos proprietários -Agripino, seus irmãos e sua mãe- pelas terras e benfeitorias.
O senador, por meio de sua assessoria, afirmou que não irá contestar o resultado da vistoria e disse que já estava negociando a desapropriação das fazendas com o Incra. Ele declarou que deverá aceitar o valor do ressarcimento estipulado pelo órgão.
Os sem-terra, ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), já haviam desocupado a área.

"Ação política"
Durante a invasão, o MST caracterizou a ação como "política" -seria um protesto contra as posições de Agripino e do PFL em relação à reforma agrária.
O movimento havia até anunciado que promoveria invasões em propriedades de outros políticos, como o senador Fernando Bezerra (PTB), o ex-senador Geraldo Melo (PSDB) e o senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (PMDB).
"A direção do movimento achou melhor não fazer mais isso", disse Damião Sabino, da direção estadual do MST. Para Sabino, o recuo também foi "uma decisão política". (MAURO ALBANO)


Texto Anterior: Depois de críticas, governo de SP transfere Rainha e Mineirinho
Próximo Texto: Governo: Lula critica políticos que "brigam" por cargos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.