São Paulo, Domingo, 12 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TREINAMENTO
Em dez semanas, programa ensina a trabalhar em jornal
Caderno sobre trabalho voluntário encerra curso

da Redação

Entidades beneficentes, que no mundo movimentam recursos de mais de US$ 1 trilhão (comparáveis ao 8º PIB do planeta), começam a abandonar o amadorismo e contratar administradores profissionais para aumentar seu "lucro": atender melhor um número cada vez maior de pessoas.
É isso o que mostra o caderno "Profissão: solidário", produzido pelos oito participantes da 28ª turma do programa de treinamento da Folha, como resultado do curso intensivo, que durou dez semanas e terminou na última sexta (veja quadro ao lado).
Ao longo de dez páginas, a edição revela que o chamado terceiro setor emprega no Brasil 1,12 milhão de pessoas, tem 333 mil voluntários e recebe doações de cerca de R$ 1 bilhão por ano, segundo os dados mais recentes.
Traz também um encarte com endereços e telefones de 313 das principais entidades assistenciais do país, para orientar leitores que desejem ajudá-las, trabalhar nelas como voluntários ou empregados ou valer-se de seus serviços.
Este é o sétimo caderno produzido pelos trainees (pronuncia-se "treinís", palavra inglesa que designa os participantes do curso).
Os suplementos são publicados pelo jornal quando se considera que atingiram qualidade jornalística adequada, mas sua principal meta é pôr em prática os preceitos do projeto editorial da Folha e do Manual da Redação exercitados ao longo do treinamento.
Os trabalhos foram orientados pelo coordenador do programa, o editor-adjunto de Esporte Júlio Veríssimo, e pelo diretor da Sucursal do Rio, Luiz Caversan, que editou o caderno especial.


Texto Anterior: Elio Gaspari: A bolha de vitalidade infantil de Pedro Malan
Próximo Texto: Permanecem no jornal 88%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.