São Paulo, Domingo, 12 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO
FHC tem 48% de rejeição em pesquisa
Leitores da Folha reprovam governo

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
da Reportagem Local

Quando a questão é avaliar o governo federal, a população em geral e os assinantes da Folha concordam: em ambos os grupos a maior parte considera o governo Fernando Henrique Cardoso ruim ou péssimo.
Entre os leitores do jornal ouvidos no Datadia (pesquisa diária de avaliação da Folha) de 31 de agosto ao último dia 5, 48% desaprovam a gestão de FHC, enquanto apenas 18% avaliam seu desempenho como bom ou ótimo.
Em junho, última pesquisa nacional Datafolha, esses percentuais eram de, respectivamente, 44% e 16% na média da população. Levando-se em conta as margens de erro, os resultados são equivalentes.
Os assinantes, porém, têm um comportamento diferente do resto dos brasileiros no que se refere à preferência eleitoral.
Repetido o cenário da última eleição presidencial, FHC ficaria em primeiro entre os assinantes da Folha, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PPS): 28% a 27% das intenções de voto, respectivamente.
O cenário é muito diferente do encontrado pelo Datafolha na pesquisa nacional de junho. Na ocasião, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em primeiro, com 32%, contra 19% de FHC. Entre os leitores do jornal, o petista tem 23%.
À primeira vista, a comparação dos dois levantamentos mostra que uma parte importante dos assinantes, mesmo insatisfeita com sua gestão, continua "votando" em FHC.
Porém, é preciso considerar também que 55% dos assinantes do jornal que participaram da pesquisa afirmam ter votado em FHC no ano passado.
Sob esse ponto de vista, o presidente perdeu praticamente metade de seus eleitores entre os assinantes do jornal em menos de um ano. Eles migraram para Ciro, cuja intenção de voto entre os leitores triplicou.
No cenário eleitoral paulistano, o Datadia revela ampla preferência pela pré-candidata do PT, Marta Suplicy, que recebe 44% das intenções de voto.
Em segundo, aparecem tecnicamente empatados: Luiza Erundina (PSB), com 10%; Geraldo Alckmin (PSDB) e Emerson Kapaz (PPS), com 9%; e Paulo Maluf (PPB), com 8%.
Num patamar inferior, surgem Viviane Senna (sem partido) e Fernando Collor (PRTB), cada um com 4%. O prefeito Celso Pitta (PTN) não chega a 1% entre os leitores da Folha.
Não é para menos: 87% dos entrevistados consideram sua administração ruim/péssima. Os assinantes são mais críticos do que os paulistanos em geral.
Já o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), conta com 38% de bom/ótimo contra 22% de ruim/péssimo.


Texto Anterior: Treinamento tem sequência
Próximo Texto: Partidos: Covas autoriza tucano a aderir ao PPS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.