São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Ego ferido
Armínio Fraga decidiu falar sobre os "riscos" de uma vitória de Lula depois de ver o petista, em entrevista, dizer que ele "não está dando conta do recado" na presidência do Banco Central.

Cinco estrelas
O comitê de Lula reservou ao menos cem suítes no hotel Meliá -um dos mais sofisticados de SP- para receber petistas que participam das gravações do horário eleitoral hoje. Pelo pacote oferecido ao PT, o custo é de R$ 180 (simples) e R$ 200 (duplo).

Controvérsia interna
Parlamentares petistas dizem que o comitê de Lula está bancando todas as despesas, incluindo passagem aérea. A assessoria do candidato afirmou que as siglas que apóiam Lula pagam apenas os custos dos petistas que não têm recursos. Os outros arcam por conta própria.

Presença de Ciro
José Dirceu (PT) levou um esbarrão de um fotógrafo anteontem no DF e se irritou: "Não quero que me empurrem!". Na hora, surgiu a piada: Ciro, ao menos em espírito, já se incorporou à campanha de Lula.

Munição grátis
O PT comemorou como se fosse um gol o encontro de ontem entre Serra e Joaquim Roriz (PMDB). Toda vez que o tucano criticar as alianças de Lula, o PT mostrará a foto dele com o governador do Distrito Federal, acusado de grilagem de terras.

Eleição simulada
A UNE promoverá entre os dias 16 e 19 de outubro uma eleição simulada para a Presidência em centros universitários do país. O resultado será entregue a Lula e a Serra no dia 22.

Disputa interna
A cúpula da Força Sindical decide na segunda seu rumo no segundo turno. Luiz Antônio de Medeiros pedirá apoio oficial a Lula. Paulinho, vice de Ciro, declarou voto no PT, mas deve defender que a entidade libere seus filiados. Atendendo a pedido de Francisco Dornelles (PPB).

Pressa de chegar
Pelo menos três senadores eleitos no último domingo já estiveram na Casa nesta semana em missão de "reconhecimento": Hélio Costa (PMDB-MG), Paulo Paim (PT-RS) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Longe de mim
Assessores de Lúcio Alcântara (PSDB-CE) torceram o nariz ao serem informados de que Serra irá ao Ceará na quarta-feira. Acham que a visita do presidenciável pode prejudicar o tucano, que disputa o governo. Serra teve 8,5% dos votos válidos no Ceará e 2,8% em Fortaleza.

Ouvido quente
Barjas Negri (Saúde) saiu à caça de apoio para Serra. Procurou ontem um deputado do PPB e outro do PSDB do ES (este para pedir que confirme o voto no segundo turno). O pepebista respondeu com uma alfinetada: "Ministro, o pedido está vindo um pouco tarde demais".

Apoio móvel
Governador eleito do ES, Paulo Hartung ainda não declarou publicamente se segue a orientação do PSB e fica com Lula no segundo turno ou se apóia Serra, seu amigo. Mas mandou os móveis de seu comitê para equipar o do candidato tucano.

Casa de ferreiro
O apoio de Itamar Franco a Aécio Neves (PSDB) não surtiu efeito na sua própria cidade: Nilmário Miranda, candidato derrotado do PT ao governo, foi o mais votado em Juiz de Fora.

Agora com eco
Rubens Bueno (PPS-PR), candidato derrotado ao governo, perguntou a Álvaro Dias (PDT), em debate no dia 2, se ele sabia o que era Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). O pedetista não soube. No dia seguinte, Garotinho perguntou o mesmo a Lula.

TIROTEIO

Do ministro Marco Aurélio, presidente do STF, após Armínio Fraga (BC) ter atribuído a alta do dólar às "propostas estapafúrdias" de candidatos que propõem "mudar tudo" e assustam o mercado:
- Se a intenção é usar a economia para influenciar a eleição, o que eu não acredito, haverá um efeito bumerangue. O povo não é ingênuo.

CONTRAPONTO

Showmício

Na véspera do primeiro turno, Rita Camata (PMDB), vice de Serra, foi ao Espírito Santo pedir votos em sua base eleitoral.
A todo momento, Rita repetia o bordão: "Vamos eleger uma capixaba para a vice-presidência, votar no que é de casa".
Sua popularidade, no entanto, foi posta à prova no pólo de confecções de Vila Velha. Ao fazer campanha numa loja, foi abordada por uma freguesa que entrou no estabelecimento e apontou para um cabide.
- Por favor, eu gostaria de ver aquele vestido- disse a mulher, confundindo a candidata com uma balconista.
Mais tarde, Rita se mostrou simpática ao falar com uma eleitora de 71 anos. Viu um objeto no nariz da mulher e comentou:
- Nossa, como a senhora é moderna. Usando piercing!
Ao que a mulher respondeu: - Não, Rita. Isso é o meu aparelho respiratório...



Próximo Texto: Previdência: Assessor de ex-ministro é preso por fraude no INSS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.