São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra retoma pegadinha contra Lula e diz que Cide não é 'impostozinho'

RANIER BRAGON
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O presidenciável José Serra (PSDB) usou ontem arma do candidato derrotado Anthony Garotinho (PSB) contra seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em palestra a empresários da construção civil em Belo Horizonte, Serra conferiu importância à Cide (Contribuição sobre Domínio Econômico), imposto citado por Garotinho em "pegadinha" no último debate do primeiro turno contra Lula -que demonstrou não conhecer o tributo.
Para Serra, a Cide é "um dos principais tributos que existem no Brasil". Ele disse que, caso eleito, pretende, com sua arrecadação, recuperar e conservar 18 mil quilômetros da malha rodoviária nacional. "A Cide não é um "impostozinho", como foi dito outro dia em um debate de televisão. A arrecadação prevista para esse ano é de R$ 8,4 bilhões, equivale a mais de um terço da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)", afirmou.
Ele disse acreditar que, até o final do ano, o Congresso aprove a lei que regulamentará o tributo, mas não comentou o fato de que, neste ano, apenas 4,7% dos R$ 5,6 bilhões arrecadados tenham sido aplicados em infra-estrutura na área de transportes. Grande parte do dinheiro foi usado para garantir o superávit primário de 3,88% acertado com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Lula foi convidado para o 74º Encontro Nacional da Indústria de Construção, em Minas, mas alegou estar com a agenda lotada.

Ministério
Durante sua palestra, o presidenciável tucano apresentou suas propostas para o setor de construção civil, afirmando, entre outras coisas, que pretende dar incentivos para a compra da casa própria, aumentar os recursos para habitação e saneamento e criar uma Secretaria da Habitação.
Para o posto, Serra deu a entender que irá convidar Luís Roberto Ponte, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, anfitrião do encontro, que estava a seu lado.


Texto Anterior: Análise: FHC foi o "marqueteiro" de Lula perante Chávez
Próximo Texto: Tucano recebe apoio de PFL e PTB mineiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.