São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APARECIDA

Basílica espera 160 mil fiéis em cerimônias

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Cerca de 160 mil romeiros devem participar hoje das homenagens a Nossa Senhora Aparecida que acontecem na Basílica Nacional de Aparecida (167 km de São Paulo), no Vale do Paraíba.
Durante todo o feriado, a expectativa é que cerca de 450 mil pessoas passem pelo local. Hoje, quando é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida terá uma programação especial.
A celebração tem início às 5h com a Alvorada Festiva, uma queima de fogos de artifício que dá as boas-vindas ao amanhecer. Na seqüência, acontece a primeira missa do dia dedicada à santa.
Às 10h acontece a missa solene, que deve reunir cerca de 60 mil pessoas na basílica. A cerimônia contará com uma apresentação da cantora baiana Maria Bethânia e com a presença do governador paulista, Geraldo Alckmin.
Uma procissão pelas ruas da cidade está marcada para ter início às 17h. Por volta das 20h, uma grande queima de fogos de artifício encerra as homenagens à padroeira do Brasil. "Vamos aproveitar o momento por que passa o Brasil, com as eleições, para pedir a Nossa Senhora que interceda para garantir que os prefeitos e vereadores eleitos trabalhem em torno das necessidades daqueles que mais precisam", disse o reitor do santuário, padre Joércio Gonçalves Pereira, 51.
Além dos 80 guardas patrimoniais, a basílica terá a segurança reforçada por policiais militares e civis. De acordo com a concessionária NovaDutra, cerca de 200 mil veículos devem deixar a capital paulista em direção a Aparecida durante o feriado.


Texto Anterior: Investigações: PF tenta disciplinar escutas telefônicas
Próximo Texto: Saúde: ACM é internado no Instituto do Coração, em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.