São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

ACM é internado no Instituto do Coração, em SP

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), 77, está internado desde anteontem à tarde no Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.
Segundo o hospital, o senador passa por exames de rotina. De acordo com o diretor-geral do Incor e médico responsável pelo atendimento ao senador, José Antônio Ramires, 57, ACM está sendo submetido a uma bateria de exames. A equipe médica analisada dados relativos ao sangue e ao coração. Ele deverá ter alta do hospital "até o início da semana que vem", de acordo com a estimativa de Ramires.
Segundo o diretor-geral do Incor, ontem, ACM passou o dia acordado, recebendo visitas e conversando com assessores em seu quarto. Ele não reclamou de nenhum problema de saúde.
Ontem a equipe médica coletou e analisou amostra de sangue do senador. Hoje, ele deve ser submetido a tomografia e ressonância no coração.
O médico acompanha a saúde do senador desde 1990, quando ACM, no decorrer de um infarto do miocárdio (músculo cardíaco), foi submetido a uma operação de emergência no Incor paulistano para implantação de três pontes de safena.
Desde então, o senador é submetido a exames rotineiros no Incor, de acordo com o médico, sempre sem necessidade de outras intervenções.
"Em 14 anos de evolução ele está muito bem, absolutamente normal. Como se nada houvesse ocorrido. Nada que seja limitante para sua vida", descreveu o médico, de 32 anos de profissão.
O médico explicou que, anualmente, o senador é submetido a esse tipo de bateria de exames clínicos. Normalmente, o hospital leva de dois a três dias para completar todas as etapas. No entanto, em 2003, o senador não pôde ir ao hospital porque, segundo Ramires, já estava empenhado na preparação nas campanhas eleitorais municipais da Bahia de 2004.
Assim, como o senador "acumulou" dois anos sem os exames, a equipe médica decidiu empregar mais dias para os testes.
Segundo Antonio Carlos Magalhães Júnior, filho de ACM, "ele teve uma bronquite há umas duas semanas. Nada muito grave. Na quarta-feira, no máximo, vai sair do Incor".
Já o deputado federal ACM Neto (PFL-BA) afirmou que "ele está fazendo o check-up anual que já tem o hábito de fazer. Nada de anormal".
ACM deu entrada no Incor às 15h45 do último domingo, segundo a assessoria de comunicação do hospital. Ele ocupa um apartamento no 6º andar da Unidade de Internação.
Segundo informação da assessoria, a internação foi programada com antecedência. "Não houve emergência."


Texto Anterior: Aparecida: Basílica espera 160 mil fiéis em cerimônias
Próximo Texto: Panorâmica - Religião: Arquidiocese pensa mudar Círio de Nazaré
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.