UOL

São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Pára-lama
José Dirceu (Casa Civil) convenceu Lula a aceitar um nome para atuar ao seu lado na articulação política. Um deputado do PT, da confiança do presidente e do ministro, será nomeado para cuidar das negociações com o Congresso no varejo. Dirceu continuará responsável pelo comando estratégico geral.

Sombra e água fresca
O ministro da Casa Civil disse a Lula que está sobrecarregado com as tarefas que detém hoje. Até sugeriu Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) para o novo cargo. Lula aceitou os argumentos, mas preferiu escolher um deputado do PT.

Deficientes físicos
Lula vetou projeto de Robson Tuma (PFL) que concedia a isenção de IPI na compra de aparelhos auditivos e de cadeiras de rodas. A argumentação da Fazenda é que, como foi redigido o texto, o comerciante não seria obrigado a repassar a isenção ao consumidor final.

Baixa voltagem
O governador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) irritou-se ontem ao ouvir Dilma Rousseff (Minas e Energia) elogiar publicamente o ex-governador Miguel Arraes (PSB-PE), seu maior desafeto político, por seu trabalho em eletrificação rural. Deixou a cerimônia no Planalto sem cumprimentar a ministra.

Feitos um para o outro
Leonel Brizola almoçou ontem em Brasília com os pefelistas Jorge Bornhausen e José Agripino. Decidiu que o PDT irá priorizar as alianças com o PFL nas eleições municipais. Já fechou o apoio dos brizolistas à reeleição de Cesar Maia (RJ).

Nova embalagem
O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) lança hoje na Câmara seu projeto de reforma agrária. Ex-ministro da área na gestão FHC, propõe a descentralização da reforma para os Estados e os municípios.

À moda antiga
Nos grampos da Operação Anaconda, há um diálogo em que o juiz Rocha Mattos pede a policiais federais quatro ingressos para um show de Roberto Carlos no Olympia (SP). Depois de muita negociação, ele consegue ficar com duas entradas.

Na mira
Não foi apenas a pressão palaciana que levou Ricardo Berzoini (Previdência) a rever a ordem que suspendeu o pagamento aos idosos. Representação do Ministério Público Federal enviada ao ministro dava um prazo de 12 horas para a mudança, sob pena de ser alvo de processo criminal.

Sorry, periferia
Pesquisa do Ibope encomendada pelo PT mostra que, na periferia das capitais, está o maior índice dos que dizem não confiar em Lula: 34% dos ouvidos. No interior, apenas 23% afirmam não confiar e, nas capitais, 30% declaram o mesmo.

Praga americana
A embaixadora dos EUA, Donna Hrinak, aceitou convite de Ivan Valente (PT-SP) para ir hoje à Comissão de Relações Exteriores da Câmara explicar a visita de funcionário do governo americano a plantações de soja na Bahia. Os parlamentares suspeitam de bioterrorismo, com a disseminação de praga.

Abre-alas para 2004
Inelegível por três anos por decisão do TRE-SP, José Pinotti vai estrelar o programa do PFL na TV com críticas aos CEUs, os escolões de Marta Suplicy. O deputado tenta viabilizar sua candidatura à Prefeitura de SP em 2004. Já recorreu da decisão.

Visita à Folha
Daniel Gazit, embaixador de Israel no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Alon Alexander, cônsul para assuntos econômicos no Brasil.

TIROTEIO

De Luiz Antônio Barreto de Castro, chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sobre o projeto enviado pelo governo ao Congresso que regulamenta os transgênicos:
-O projeto cria três instâncias de decisão que são redundantes, o que tira a agilidade. Também sinto falta de uma clara afirmação que essa será a única lei que vai definir os procedimentos sobre os organismos geneticamente modificados.

CONTRAPONTO

Radical de ocasião

Os governadores do Nordeste reuniram-se ontem no Planalto com Antonio Palocci Filho (Fazenda) e José Dirceu (Casa Civil). O objetivo era discutir a reforma tributária e incentivos para o turismo e para a irrigação.
Após a discussão econômica, os governadores começaram a falar de política. Ronaldo Lessa (PSB-AL) aproveitou para negar que esteja se filiando ao PT.
Único petista na reunião, Wellington Dias (PI) era um dos mais irritados com o governo, devido aos poucos recursos que vem recebendo. Aproveitou a deixa de Lessa para alfinetar:
-Todo mundo diz que eu convidei o Lessa a se filiar ao PT. Você é muito bem-vindo, mas nem vai se encontrar comigo, pois estou indo para o PSTU. O Planalto maltrata os governadores do PT.
Os governadores caíram na gargalhada. Palocci e Dirceu mudaram de assunto.


Próximo Texto: Contra o relógio: Governo cede a Estados para acelerar reformas no Senado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.