São Paulo, quinta, 12 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ele, investigação tem de ser ampliada
Ministro critica Collor e pepebista


FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

O ministro José Serra (Saúde) defendeu ontem no Rio que o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB) e o ex-presidente Fernando Collor de Mello sejam incluídos nas investigações sobre as supostas chantagens sofridas pelo governo federal.
"Não sei de fato se eles estiveram ou não na origem (dos documentos usados para as chantagens). Mas, pelas evidências, eles apareceram, no mínimo, dando curso a uma fraude absolutamente vergonhosa."
O ministro afirmou que Maluf e Collor tentaram passar adiante "essa falsificação". "No mínimo, eles são coniventes com ela. Não sei se foram eles que estruturaram essa farsa, mas, sem dúvida, participaram dela", afirmou o ministro.
Maluf teria pedido ao PT que divulgasse o suposto dossiê contra os tucanos. Ele nega qualquer envolvimento no caso. O senador Djalma Falcão (PMDB-AL) disse que Collor lhe pediu o mesmo. O ex-presidente confirma essa versão parcialmente, dizendo que nunca viu os documentos.
Serra disse que o Brasil não tem "uma direita austera".
"Tenho até inveja dos britânicos, que têm (a ex-primeira-ministra) Margaret Thatcher, ou dos americanos, com (o ex-presidente Ronald) Reagan", afirmou, provocando risos.
"O Castello Branco já dizia que, no Brasil, há uma grande frente única, que vai da extrema direita à extrema esquerda, todos contra o Fisco."
Questionado pela Folha se se referia às supostas participações de Maluf e Collor no caso do dossiê, Serra disse que não.
O ministro afirmou também que não tinha lido e, por isso, não iria comentar a confirmação sobre a existência da empresa CH, J & T.
"Eu vou ter que olhar a Folha. Uma coisa eu posso garantir: eu não sei nem onde ficam as Ilhas Cayman. Minhas contas são só no Banco do Brasil e num banco privado, que eu não falo para não fazer merchandising", disse Serra.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.