São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo homologa 22 áreas indígenas

da Sucursal de Brasília

Ao assinar ontem decretos homologando 22 áreas indígenas, o governo Fernando Henrique Cardoso afirma ter superado o recorde em demarcação de terras indígenas, que pertencia ao ex-presidente Fernando Collor (90-92).
Em quatro anos de governo, FHC homologou 116 áreas e reconheceu 59. Collor homologou 112 terras e reconheceu 58 nos dois anos e meio em que foi presidente.
FHC compartilhou ontem o mérito das demarcações das terras com membros do governo e de ONGs (organizações não-governamentais). Disse ainda às entidades financeiras externas que "faltaria com seu dever" se não reconhecesse o apoio prestado por elas. Pediu ainda que o mantivessem.
"Acho que passou a época em que o Estado e as organizações não-governamentais guerreavam entre si", disse FHC. "É preciso que os dois se unam para resolver os problemas das populações que precisam de solução."
A fala do presidente foi durante a cerimônia de assinatura de decretos de homologação de 2,4 milhões de hectares, atendendo a 10.320 índios, em oito Estados. A homologação é a penúltima etapa de regularização das terras, anterior somente ao registro em cartório.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.