São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESOURO
BC amplia prazo para federalização
Banco de Brasília pode ser vendido

da Sucursal de Brasília

O Banco Central vai conceder novo prazo para Estados aderirem ao programa de federalização de bancos estaduais. A medida vai permitir as privatizações dos bancos do Distrito Federal, do Piauí e da Paraíba.
O prazo anterior terminou em novembro. O novo prazo será incluído na MP (medida provisória) que criou o Proes (programa de socorro dos bancos estaduais), que será reeditada no próximo dia 15.
A grande surpresa é a federalização do BRB (Banco Regional de Brasília), que sempre foi apresentada pelo governador Cristovam Buarque (PT) e pelo BC como uma instituição saudável.
Buarque deverá federalizar o banco a menos de um mês da posse de Joaquim Roriz (PMDB), para quem perdeu as eleições passadas.
Para federalizar a instituição, entretanto, será necessária a aprovação da Câmara Distrital do DF, na qual Buarque não tem maioria.
No sistema proposto pelo BC, o Estado transfere o controle acionário do banco para a União. O Tesouro cobre o rombo da instituição e depois a privatiza.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.