São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morales, Kirchner e Chávez discutem energia com Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem hoje um encontro com o presidente eleito da Bolívia, o líder cocaleiro Evo Morales, que ameaçou limitar a ação da Petrobras no país, recuou, e virá a Brasília com seu vice.
Além de Morales, Lula recebe, entre hoje e a próxima quinta-feira, dois outros presidentes da chamada (pelo próprio petista), "ala progressista da América do Sul".
Na quarta-feira, recebe o presidente da Argentina, Néstor Kirchner. Na quinta, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reúne com Lula e Kirchner em Brasília.
Com os três parceiros estratégicos, o principal assunto será possíveis negócios na área de energia, mas o governo pretende evitar envolver-se diretamente com o discurso antiamericano dos parceiros.
Chávez reclama do Brasil apoio contra a pressão dos Estados Unidos, que tentam barrar a venda de 36 aviões de treinamento militar da Embraer para a Venezuela.
De acordo com o Itamaraty, a renegociação dos contratos da Petrobras com o novo governo boliviano deve ser o principal assunto a ser debatido com Evo Morales. Já com Chávez e Kirchner, o brasileiro irá discutir o projeto de um gasoduto que, segundo planejam, deverá ligar os três países.


Texto Anterior: Diplomacia: Brasil negocia fim de veto dos EUA à Embraer
Próximo Texto: Fogo amigo: Concurso do BC avalia que Lula tomou "medidas conservadoras"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.