São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Cartilha ministerial 1
O ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) reuniu anteontem os quatro colegas recém-chegados à Esplanada para instruí-los a divulgar boas notícias de suas pastas. Recomendou ainda evitar ações que possam caracterizar uso da máquina em ano eleitoral.

Cartilha ministerial 2
Da reunião com Gushiken participaram Eunício Oliveira (Comunicações), Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), Amir Lando (Previdência) e Nilcéa Freire (Direitos da Mulher). Ouviram palestras sobre publicidade, estratégias de governo e os meios oficiais de divulgação.

Novo formato
O jantar de Lula anteontem com a imprensa teve peculiaridade jamais registrada na gestão FHC. Em vez de receber os representantes de diferentes veículos em dependências do governo, o presidente optou por encontrá-los na casa de uma jornalista -a colunista Tereza Cruvinel, de "O Globo".

Em má hora
Ciente dos humores da rua, a assessoria de Ricardo Berzoini providenciou três agentes de segurança para acompanhá-lo ao evento de quarta em Fortaleza. Por azar, eles tomavam um cafezinho no momento em que o ministro levou a torta no rosto.

Conta a acertar
O Ministério da Previdência começará a pagar em março os reajustes retroativos aos aposentados que ganharam a correção na Justiça. Serão beneficiados os que obtiveram reajustes entre junho de 1977 e setembro de 1988 e entre março de 1994 e fevereiro de 1997.

Cizânia liberal
A derrocada de Anderson Adauto rachou a bancada do PL. Os nove deputados mineiros querem a vaga para um deles. Os demais pedem o prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, ou o deputado Sandro Mabel.

Sinal vermelho
Kelly Cristina, filha de João Arcanjo Ribeiro, condenado por lavagem de dinheiro, foi detida ontem ao desembarcar em Miami. Teve o visto cancelado nos EUA devido aos processos movidos contra seu pai. Ela seria deportada ontem à noite. Arcanjo está preso no Uruguai.

Hotel nos EUA
De acordo com o Ministério Público Federal, o "comendador" é proprietário, em Orlando, de um hotel avaliado em US$ 40 milhões. O advogado João Gomes Filho afirma que Arcanjo não lavava dinheiro.

Gráfico favorável
Do secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, sobre a melhora na imagem da PM paulista detectada pelo Datafolha: "O resultado me anima. É o reconhecimento de um trabalho. A evolução dos números mostra que o público já tem outra visão do trabalho da polícia".

Nome do campus
Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia política da USP, foi nomeado por Tarso Genro (Educação) diretor de avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com a escolha, o novo ministro tenta agradar a comunidade acadêmica.

Ausência notada
Arranhado, o prestígio do PT entre intelectuais do Rio não melhorou depois que o pré-candidato Jorge Bittar faltou a recente jantar em homenagem à secretária Nilcéa Freire. Possível adversária de Bittar na eleição municipal, Jandira Feghali (PC do B) foi e fez sucesso.

Visita à Folha
Marcelo Itagiba, subsecretário-geral de Segurança Pública do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Alfredo Dutra, seu assessor, e de Graziele do Val, sócia-diretora da Comunicação Assessoria Empresarial.

TIROTEIO

Do deputado paulista Campos Machado, sobre as informações de que seu partido, o PTB, analisa simultaneamente propostas para apoiar o PSDB ou o PT na sucessão paulistana:
-É mais fácil o Saddam voltar ao poder no Iraque do que o PTB não ter candidato próprio à Prefeitura de São Paulo.

CONTRAPONTO

Lugar na foto

A reunião de Lula com seus ministros há uma semana na Granja do Torto prolongou-se por tantas horas que, ao final da tarde, fotógrafos e cinegrafistas imploravam a assessores governamentais uma chance de registrar imagens do evento.
Pedido aceito, o ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) deu a notícia aos colegas:
-Questão de ordem: vamos interromper para tirar fotos. A imprensa está esperando.
Quando os ministros se reuniam, o presidente percebeu a presença, nas proximidades, de seus líderes na Câmara, Miro Teixeira, e no Senado, Aloizio Mercadante. Resolveu brincar:
-Não entendo por que vocês estão aqui se não são ministros.
Um recém-chegado à Esplanada comentou em voz baixa:
-É fácil. Um já foi e não se conforma em não ser mais. O outro jamais se conformou por não estar no ministério.


Próximo Texto: Verão remunerado: Em convocação extra, Senado ignora projetos do Executivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.